emergencia
Confira a seguir alguns patrimônios históricos e informações sobre cada um deles:
- Estátua de D. Pedro I: inaugurada em 1862, foi resultado de um projeto do francês chamado Louis Rochet. O monumento se localiza na Praça Tiradentes no Rio de Janeiro e sua criação teve o objetivo de homenagear a independência do Brasil, proclamada em 1822 pelo imperador português.
- Cristo Redentor: estátua erguida no topo do Corcovado e inaugurada em 1931. O monumento possui 38 metros de altura e recentemente ganhou o título de uma das sete maravilhas do mundo moderno. Fazendo uma homenagem à Jesus Cristo, o monumento é o principal ponto turístico do Rio de Janeiro e já recebeu visitas ilustres, como Albert Einstein e Michael Jackson.
- Congresso Nacional: localizado em Brasília, a sede dos três poderes políticos brasileiros possui uma arquitetura deslumbrante e moderna, criada por Oscar Niemeyer. Os edifícios apresentam estruturas resistentes e abusam do contraste de formas. O Palácio do Planalto se destaca por combinar curvas e retas no seu formato, além de abrigar o gabinete presidencial.
- O Passageiro: monumento pouco conhecido no Brasil, mas que caracteriza um pouco da história do Paraná. Localizada em Londrina, a estátua foi erguida em 1987 no terminal rodoviário da cidade.
- Estação da Luz: construída em São Paulo, sua inauguração é datada de 1867 e simbolizou o crescimento da metrópole durante o século XX. A metro-ferroviária passou por algumas reformas ao longo do tempo, mas ainda mantém traços da mesma arquitetura.
- Doze profetas: Esculturas de Aleijadinho construídas durante o