Embriologia- gametogênese
1. Ovogênese (desenvolvimento do óvulo) No período embrionário, as ovogônias ou óvulos primitivos proliferam por divisão mitótica. Antes do nascimento, essas ovogônias aumentam de volume a fim de constituírem ovócitos primários nos quais inicia-se a prófase da meiose I. O ovócito primário entre as camadas das células foliculares, chama-se folículo primário ou primordial. Os ovócitos primários ficam latentes nos ovários até a puberdade e, então, crescem de tamanho.
1.1 Artresia Nem todos os folículos primários que crescem chegam a ovulação. Muitos regridem e degeneram num fenômeno denominado atresia folicular. A atresia pode ocorrer em qual quer momento da evolução do folículo e calcula-se que cerca de 99% dos folículos existentes no momento do nascimento sofram atresia.
1.2 Ciclos Reprodutivo Com o início na puberdade e continuando durante os anos de reprodução, as mulheres a cada mês, normalmente, são sede de ciclos sexuais ou reprodutivos que envolvem o hipotálamo, a hipófise, os ovários e o útero. Esses ciclos preparam o sistema reprodutor feminino para a gravidez. Células do hipotálamo ativam a adeno-hipófise, a qual regula a produção de gonadotrofina na forma dos seguintes hormônios:hormônio folículo estimulante (FSH ou HFE) e hormônio Luteinizante (LH).
1.2.1 Ciclo Ovariano As gonadotrofinas produzem as modificação cíclica dos ovários (desenvolvimento dos folículos, ovulação e formação do corpo lúteo) conhecidas como ciclo ovariano. Durante a infância, o ovário permanece sem alterações. Ao aproximar-se o início da puberdade, a hipófise começa a produzir hormônios gonadotróficos, que irão atuar sobre o ovário, dando início a uma série de alterações que se repetirão ciclicamente, até o final do período de atividade reprodutora (menopausa).
A. Desenvolvimeto