EMBALAGENS
CURSO ADMINISTRAÇÃO
COMÉRCIO EXTERIOR
Diego Alberto Souza da Silva
EMBALAGENS
Gravataí
EMBALAGENS
A embalagem desempenha um papel fundamental na indústria alimentar graças às suas múltiplas funções. Além de conter o produto, a embalagem é muito importante na conservação do produtos, mantendo a sua qualidade e segurança, atuando como barreira contra fatores responsáveis pela deterioração química, física e microbiológica dos produtos.
Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.
AS FUNÇÕES DA EMBALAGEM
As quatro funções principais que a embalagem deve satisfazer são a proteção, a conservação, a informação e a função associada ao serviço ou à conveniência na utilização.
FIGURA 1. As funções da embalagem
FUNÇÃO DE PROTEÇÃO: a embalagem é antes de mais um recipiente que contém o produto e que deve permitir o seu transporte, distribuição e manuseamento, protegendo-o contra choques, vibrações e compressões que ocorrem em todo o circuito.O sistema de embalagem deve também proteger o produto contra adulteração ou perda de integridade, quer sejam acidentais quer sejam provocadas, através de sistemas de evidência de abertura, como bandas, selos, tampas com anel de ruptura, tampos com botão indicador de vácuo, etc.
FUNÇÃO DE CONSERVAÇÃO: a embalagem deve manter a qualidade e a segurança do produtos, prolongando a sua vida-útil e minimizando as perdas de produto por deterioração. Para isso, a embalagem deve controlar fatores como a umidade, o oxigênio, a luz e ser uma barreira aos microorganismos presentes na atmosfera envolvente e impedir o seu desenvolvimento no produto. A embalagem deve também sem constituída por materiais e substâncias que não migrem para o produto, em