Embalagens Sustentaveis
Fernanda Dos Santos
Geovana Montagna
Glaiton Tatsch
Heitor Menezes
Izabela Padilha
1. INTRODUÇÃO
O termo sustentabilidade, de acordo com o dicionário Aurélio, é a qualidade que algo tem em se manter mais ou menos constante, ou estável por um longo período. Esse termo surgiu nos anos 1980 quando as preocupações com o meio ambiente tornaram-se necessárias segundo
Thierry Kazazian (2009).
Nesse contexto, destaca-se o uso de embalagens sustentáveis, que possivelmente diminuiriam os danos ao meio ambiente. Diante disso, foi desenvolvida uma breve análise com base nos estudos de autores que já abordaram os temas de embalagem e sustentabilidade em um âmbito histórico, cultural e social.
Assim, para maior aprofundamento do tema foi adotado o método de pesquisa qualitativa com especialistas nas áreas de embalagens e sustentabilidade, para que por meio de entrevistas seja possível avaliar qual o entendimento deles com relação ao processo de desenvolvimento de embalagens sustentáveis, analisando desde a escolha da matéria prima até o custo e a visão do mercado a respeito.
Por fim, pretende-se através desse trabalho reforçar uma maior reflexão sobre o conceito e o desenvolvimento de embalagens sustentáveis no parâmetro atual do mercado, como uma maneira de expansão do debate sobre o tema, apoiando-se numa prática mais desenvolvida do uso desse tipo de produto.
Problema de pesquisa: Quais os requisitos para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis? Professora Fabiane Wolff
2. OBJETIVO
Geral: Avaliar quais os requisitos necessários para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis.
Específicos:
1.
Entender como se dá a escolha da matéria prima;
2.
Avaliar como os designers percebem a aceitação do consumidor por esse tipo de
embalagem.
3.
Verificar se é possível produzir embalagens sustentáveis sem aumento no orçamento final.
3. SUSTENTABILIDADE E DESIGN
O relatório “Nosso Futuro Comum”