Embalagens para produtos cáneos
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Campus Pelotas - Visconde da Graça
Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria
Tecnologia de Carnes e Derivados
Professora: Cristiane Zaicovski
Embalagens
Débora Gonzalez
Francine Martinez
Janaina Procópio
Maria Eduarda Silveira
Pelotas, 14 de julho de 2011
1. Introdução
A embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agrupar unidades de um produto, com vista à sua manipulação, transporte ou armazenamento. Outras funções da embalagem são: proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição, ingredientes, etc., e fazer a promoção do produto através de gráficos.
Atualmente, a demanda dos consumidores cada dia é maior por alimentos frescos, mais naturais, menos processados. Durante o processamento e armazenamento dos alimentos, algumas características de cor, textura, sabor e qualidade nutricional devem ser preservadas a fim de levar a esses consumidores produtos com maior qualidade e segurança.
Sabe-se que a qualidade visual é o atributo que mais impressiona no momento da compra. A coloração da carne, resultante da presença de vários pigmentos pode ser influenciada por fatores biológicos, como pH do músculo, temperatura muscular, umidade relativa, condições visuais, como iluminação e raios ultravioletas e contaminação bacteriana.
Além disso, a cor da carne bovina aceitável é vermelha brilhante, porém possui curta vida útil. Isso é especialmente verdadeiro em carnes vermelhas, pois a perda da cor na superfície é inevitável. Dessa forma, essa coloração é interpretada como indicação de carne não saudável, freqüentemente discriminada pelos consumidores. Portanto, é essencial que se mantenha a estabilidade da cor durante o armazenamento, distribuição e comercialização. Porém, pode ocorrer deterioração da cor durante o armazenamento e exposição