EMBALAGEM MANUSEIO E ESTOCAGEM
FACULDADE DE ENGENHARIA ENGº CELSO DANIEL - FAENG
Estocagem e manuseio
Logística
KARIMA MOURAD (RA: 710051)
BRUNO ROCHA (RA: 710140)
BÁRBARA BERNARDES (RA: 710754)
DÉBORA DOS ANJOS SILVESTRE (RA:710108)
SANTO ANDRÉ
2014
Embalagem
As embalagens têm como principal objetivo, proteger, informar sobre cuidados de manuseio ou de uso e exibir composições do produto para melhor entendimento e segurança.
Hoje para se reduzir elevados custos nas organizações sobre armazenamento e manuseio viabiliza um melhor estudo sobre as embalagens e como serão transportados e estocados os produtos, estes de variados consistências, tipos e tamanhos.
Facilitar a Estocagem e o Manuseio
Para facilitar a estocagem e o manuseio dos mais diversos tipos de produtos conta-se com embalagens especificas que auxiliam para economia de espaço, que pode ser um problema grave para logística, organização e na redução de custos. Focaremos nas embalagens de tipos secundarias que são aquelas que não envolvem o produto em si, mas auxiliam em seu estoque e transporte.
Containeres
São grandes recipientes de metais que possuem as mais variadas dimensões para diversos tipos de produtos.
Os containers surgiram em 1937 devido aos grandes comerciantes perceberam a grande perda de mercadorias estando elas danificadas, deterioradas e com mercadorias desviadas ao longo do transporte, foi quando o americano Malcon Mc Lean teve a ideia de transportar um carregamento de algodão em uma grande caixa de aço e esta caixa ser transportada no navio. Durante a segunda guerra Malcon aprimorou esse tipo de embalagem e continuou a utilizá-lo para transportes internacionais.
Hoje existem vários tipos de containers, sendo estes os mais comuns:
Dry Box: Contêiner básico intermodal com portas no final, acomodáveis para cargas gerais. Usado para cargas