distribuição e estocagem
O correto manuseio de alimentos, ingredientes e materiais de embalagem é essencial para otimizar a qualidade e minimizar os custos. Melhorias no manuseio de materiais originaram aumentos substanciais nas eficiências de produção e são usadas em todos os estágios de um processo de fabricação, incluindo:
Colheita e transporte para os armazéns para de matérias-primas.
Procedimentos de preparação ao longo do processo dentro da fabrica.
Coleta e descarte dos resíduos dos processos.
Embalagem, conferência dos alimentos embalados e movimentação para os depósitos de produtos acabados.
Distribuição para os atacadistas e varejistas.
Apresentação dos produtos para venda.
Até recentemente, o manuseio de materiais vinha recebendo pouca atenção comparado com a otimização de processos, mas os avanços dos programas computacionais que otimizam o uso do espaço dos locais de armazenagem e carregamento de veículos , junto com o desenvolvimentos de sistemas de manuseio de grandes volumes e o crescente aumento dos custo de energia, levaram a melhorias substanciais na eficiência no manuseio durante a ultima década. As exigências da legislação para o controle da qualidade dos alimentos, especialmente os de alto risco, também aumentaram os custos de estocagem e distribuição. A cada estágio da produção é necessário , otimizar os métodos usados para manusear tanto os alimentos quanto os resíduos para reduzir os custos.
MANUSEIO DE MATERIAIS
O manuseio correto de materiais é : Quantidade de materiais corretas, local correto, mínimo de tempo, mão-de-obra, desperdício e despesas, com a máxima segurança. Algumas vantagens do correto manuseio de materiais:
Planejar um esquema de manuseio
Uso de unidades de carregamento e manuseio em bloco
Redução do tempo de processamento
Melhor qualidade dos produtos
Métodos contínuos de manuseio e automação
Ao estabelecer métodos para o manuseio de matérias, e necessária uma abordagem