emas recorrentes: a vida, a morte, a liberdade, a igualdade
Segundo o dicionário Aurélio
SF 1- Conjunto de propriedades e qualidades graças as quais animais e plantas se mantém em continua existência, 2- Oespaço de tempo que vai do nascimento á morte, 3- Um dado período da vida, 4- Força , vitalidade.
A vida é um ciclo ininterrupto iniciado assim que o óvulo é fecundado, tem origem a um serintegral e completo que surgirá em nove meses e que deve perdurar sem interferência até o seu término final, que é a morte. Toda interferência humana suscetível de vulnerar ou atrapalhar essa tragetória,caracteriza um ataque, por isso, a punição do homicídio, do infantícidio, do aborto, do induzimento ao suicídio, da omissão de socorro de alguém que corre risco de morte etc.
A vida é a motivação detudo o que a humanidade produz, é o motor das cogitações, sem ela nada faz sentido. Todo e qualquer aspecto da vitalidade está compreendido no conceito da vida, que é o valor inqualificável e único quenão pode pairar dúvidas sobre a realidade.
Qual o valor de uma vida?
A vida é algo de valor incomensurável, que chega a não haver sentido em se debater o valor que se deva conferir a vida. A vidaé bem absoluto.
Na esfera do direito, significativa a expressão bens da vida. O direito existe para quem desfruta desse milagre da existência.
“Sem o fluxo vital, não interessam as regras” JoséRenato Nalini
A Morte
Segundo o dicionário Aurélio
SF 1- Med. Cessação da vida,
2 – Termo, fim,
3 – Pesar profundo
Morte Cerebral, Med. Leg. Conjunto de dados clínicos eeletroencefalográficos que podem indicar lesão cerebral irreversível.
O ser humano é a unica criatura viva que desconhece o fato de que vai morrer. A mais democrática das circunstancias humanas, aquela quecolhe a todos, indistintamente, é o único encontro na qual nenguém escapará, a morte. Ela é inevitável.