em politica os fins justificam os meios
De acordo com ele, em política os fins justificam os meios e sendo os homens covardes, desleais e ingratos, é pelo medo ou temos que eles se submetem ao poder do governante, e não pela bondade ou justiça de seus atos.
Falamos num poder maquiavélico para nos referir a um poder que age secretamente nos bastidores, mantendo suas intenções e finalidades desconhecidas para os cidadãos; que afirma que os “fins justificam os meios” e usa meios imorais, violentos e perversos para conseguir o que quer que dê as regras do jogo, mas fica às escondidas, esperando que os jogadores causem a si mesmos sua própria ruína e destruição.
Fazem pensar em alguém extremamente poderoso e perverso, sedutor e enganador, que sabe levar as pessoas a fazer exatamente os que ele deseja, mesmo que sejam aniquiladas por isso, em nossa cultura é considerado diabólico. A compreensão dessas experiências históricas e as interpretação do sentido delas o conduziram à idéia de que as idéias políticas antigas e medievais não eram capazes de compreender verdadeiramente o que é poder e que uma nova concepção da sociedade e da política tornara-se necessárias.