Em busca de aventuras
Principais povos da mesopotâmia, vários povos habitaram nessa região VI milênio A.C. Entre estes povos podemos destacar: Babilônicos, Assírios, Sumérios, Caldeus, Amorritas e Acádios.
Esses eram povos politeístas, pois acreditava em vários deuses ligados à natureza, a economia desses povos era baseada na agricultura, já sobre a politica, a organização era baseada em centralizar poder, apenas (Imperador ou Reis) comandava.
Sumérios:
Este povo destacou-se na construção de um complexo sistema de controle de agua dos rios. Construíram canais de irrigações, barragens e diques. A armazenagem de agua era fundamental importância para a sobrevivência das comunidades uma das grandes contribuições dos sumérios foi a “escrita cuneiforme”, por volta de 4000 a.C.
Os Sumérios eram excelentes arquitetos e ótimos construtores desenvolveram os “zigurates” os zigurates eram construções religiosas espécie de templo, essas construções eram em formato de pirâmide e serviam como locais de armazenagem de produtos agrícolas e também como templos religiosos. Construíram também varias cidades importantes como, por exemplo: Ur, Uruk, Nippur, Lagash e Eridu.
Babilônios:
Estes povos construíam suas cidades nas margens do rio Eufrates, foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento. Baseando-se nas Leis do Talião (“olho por olho e dente por dente”), o imperador de legislador Hamurabi desenvolveu um conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade. De acordo com o código Hamurabi, todo criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao delito cometido. Também elaboraram um rico e preciso calendário, seu objetivo era conhecer mais sobre as cheias do rio Eufrates, obter também melhores condições para o desenvolvimento da agricultura. Teve também os astros que tinha o conhecimento da astronomia, desenvolveu o “relógio de sol”. Nabucodonosor foi também um imperador, que ficou conhecido por suas administrações.