Em Busca Da Teoria
Foi um período no qual se passa um grande reflexão sobre o partido de uma boa arquitetura e um bom projeto. Dentre dessa discussão está presente não só termos arquitetônicos mais tem outras disciplinas de diversos campos como: filosofia, cultura, dentre outras.
Nesse período se procurava uma nova ideia, em projetos, políticas e estilos de vida. O capitalismo está ali, despontando em meio ao mundo cheio de tradições religiosas hierárquicas.
A grande discussão é: porque não é possível alinhar outros partidos a uma arquitetura, quais são os agravantes para que isso não seja possível de imediato? Isso nos faz refletir sobre o papel do arquiteto e dos estudantes, porque somos deixados muitas vezes de lado e pessoas sem capacitação na área toma as rédeas e produzem algo em nosso lugar?
Foi uma época de muitas incorporações na arquitetura, de técnicas e novos estilos.
pós-modernismo caracterizou-se por questionar de diversas maneiras o seu precedente: o modernismo. Cada arquiteto visava repensar um aspecto que considerava falho ou totalmente errado, mas poucos conseguiram combater de uma só vez todas as doutrinas que o modernismo criou. O pós-moderno formular-se como antítese do movimento anterior. Todos os que se colocaram sob a denominação de pós-modernos queriam, de uma forma ou de outra, fazer com que a arquitetura fosse novamente portadora de símbolos, de signos convencionais que falassem a todos, que comunicassem valores culturais que transbordavam as questões meramente construtivas. Por isso o pós-modenismo resgata os estilos anteriores ao modernismo e os utilizada de forma diferenciada.