Elétrostatica
Carga elétrica é uma propriedade física que determina as interações eletromagnéticas. Esta carga está armazenada em grande quantidade no corpos ao nosso redor, mas a percepção dela não ocorre facilmente. Convenciona-se a existência de dois tipos de cargas, a positiva e a negativa, que, em equilíbrio são imperceptíveis. É considerada como sendo uma propriedade que se manifesta em algumas das chamadas partículas elementares, por exemplo, nos prótons e elétrons. b- O que é carga elementar ?
Toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas. Que é formada por átomos, que são compostos por três tipos de partículas elementares, que são o prótons, nêutrons e elétrons. Os átomos são formados por um núcleo, onde ficam os prótons e nêutrons e uma eletrosfera, onde os elétrons permanecem em órbita. c- Qual a diferença entre prótons, nêutrons e elétrons?
No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno deste núcleo estão os elétrons. Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons com carga elétrica negativa. Os nêutros são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos. d- O que é um corpo nêutro ?
No átomo normalmente, não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos eu o átomo é eletricamente nêutro pois não possuem efeitos da carga elétrica. e- Qual a diferença entre eletrização por atrito, contato e indução ?
Eletrização por atrito- Tem-se a eletrização por atrito quando corpos inicialmente neutros se atrai, durante a fase do atrito ocorre a transferência de elétrons de um corpo para outro. O corpo que perde elétrons fica eletrizado positivamente e aquele que ganha elétrons, eletriza-se negativamente. Os corpos sempre se eletrizam com cargas iguais mas de sinais contrários. Os sinais que as cargas irão adquirir depende, dos tipos de substâncias que serão atritadas.
Eletrização por