Elsa e Fred
Fred é um hipocondríaco e quieto. Mesmo com essas diferenças, e pela insistência de Elsa, essas diferenças são superadas e juntos redescobrem o prazer de viver, a cumplicidade e a amizade.
O filme “Elsa & Fred” aborda diversos aspectos tabus na velhice, e traz a possibilidade de haver uma identificação com os protagonistas, e com a narrativa, independente da idade do expectador, uma vez que o filme traz à luz temas comuns em todas as fases do envelhecer, vivenciado de maneira mais ou menos difíceis por cada um de nós.
Entre os temas presentes no filme está a dificuldade em superar o luto na viuvez, vivido por Fred e superado com a chegada de Elsa à sua vida, que através de seu otimismo e alegria, coloca um espaço de acolhimento e elaboração para que Fred possa transformar seu sentimento em abertura, e passe a se permitir experienciar o novo. A viuvez nesta fase pode gerar diversas complicações, perder o parceiro com quem a pessoa dividiu muitos anos de sua vida pode levar a processos degenerativos, como depressão e outros transtornos. Muitas vezes quando há a morte de um dos cônjuges a família destitui o lugar daquele que está vivo, e dá pouco espaço para que o indivíduo possa elaborar seu sofrimento e ressignificar sua vida