ELISANGELA 1 1
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 O Estado Brasileiro e sua História de Intervenção no Serviço Social 5
2.1.1 A Era Vargas 5
2.1.2 Período Pós Era Vargas 6
2.1.3 A Assistência Social Durante a Ditadura Militar 6
2.1.4 A Atualidade 7
2.2 A Perspectiva Teórica e Metodológica do Serviço Social e suas determinações nos aspectos sociais do Brasil 8
3 CONCLUSÃO 11
1 INTRODUÇÃO
Este texto tem como objetivo contribuir para a compreensão do processo de construção e desenvolvimento das Políticas Sociais no Brasil, buscando através da percepção histórica e da reflexão crítica sobre os acontecimentos, os fatos históricos, compreender as forças dominantes responsáveis pelo tratamento, intervenção e construção das referidas políticas sociais.
A relação do Estado e a mobilização da sociedade diante do crescimento constante das expressões da questão social nas suas mais variadas faces: miséria, desemprego, a fome, violência etc. Irá relatar também o surgimento do Serviço Social e sua atuação neste contexto histórico. E após esta breve incursão histórica tornaremos este olhar mais particular: veremos como o Serviço Social se estabeleceu como instrumento de implantação destas políticas, indo de uma perspectiva baseada na concepção, durante séculos, de caridade e benemerência privada até a ruptura, embora ainda não totalmente, com esta concepção, principalmente a partir da Constituição Federal de 1988.
Nas últimas décadas ampliou-se o debate sobre as políticas sociais, no contexto das lutas pela democratização do Estado e da sociedade no Brasil. Desde os anos 80 é possível observar mudanças decorrentes da atuação de novos interlocutores no campo das políticas sociais. O cenário político da década de 90 introduz inflexões importantes nesse movimento, relacionadas à participação de segmentos organizados da sociedade civil na formulação, gestão e controle social das políticas públicas. Vai ganhando