eliane
Por Faculdade AIEC • 23 de outubro de 2013 • Administração
A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas. Hoje, muitos consumidores se preocupam com o meio ambiente e optam por escolher produtos e serviços que sejam ecologicamente corretos. Por isso, a tendência é que as empresas passem a investir em modelos de negócios sustentáveis. Para que o consumidor tenha conhecimento de quais empresas se importam com o tema sustentabilidade, há diversos selos que atestam a preocupação com questões ambientais e aproveitamento de recursos.
Os selos verdes identificam que o produto ou serviço ofertado, em relação aos similares, causa menor impacto ao meio ambiente, o que pode ser uma vantagem competitiva para muitas empresas. Alguns destes selos são fornecidos pelo próprio fabricante, o que nem sempre caracteriza uma informação verdadeira. Outros, no entanto, são concedidos por organismos certificadores que fiscalizam e comprovam as informações. Entre os selos mais importantes do país, podemos destacar FSC, Procel, Sustentax, Selo Casa Azul e Selo Verde CNDA.
O FSC (Forest Stewardship Council) ou Conselho de Manejo Florestal, em português, é o selo mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e continentes. Criado como o resultado de uma iniciativa para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável de florestas do mundo inteiro, o FSC atua desenvolvendo princípios e critérios para certificação, credenciando organizações certificadoras especializadas e independentes e apoiando o desenvolvimento de padrões nacionais e regionais de manejo florestal.
Desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o selo Procel tem como objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de