Eliane
2) Para Durkheim, o objeto da Sociologia são os fatos sociais, os quais devem ser estudados como "coisas". Segundo Durkheim, o homem é um animal que só se humaniza pela socialização.
3) Para Durkheim, as características principais:
São coercitivos (coercitividade) – exercem uma força coercitiva sobre os indivíduos. Tudo que o homem faz, pensa e sente é condicionado pela sua convivência e aprendizado no grupo. Para Durkheim não existe vontade livre, uma vez que até os nossos mais secretos desejos são determinados pelo grupo social no qual estamos inseridos.
São exteriores (exterioridade) – existem fora dos indivíduos e bem antes dos mesmos. Ou seja, os fatos sociais são determinados por normas e regras que existem independentes da nossa vontade, e fora da nossa consciência individual.
São Gerais (generalidade) – são válidos para todos os indivíduos do grupo social.
4) Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente.
Ex. As multas de trânsito, espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Diz Durkheim, exemplificando este último tipo de sanção: “Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável.” 5) Sim. A Escola é um fato social. Nela evidencia-se a