Eletrônica
Este trabalho tem como objetivo expor os valores obtidos por meio da simulação dos circuitos elétricos descritos nas páginas seguintes e dos cálculos feitos a partir do que foi proposto pelas questões. A simulação deu-se através do uso do software Multisim. O software Multisim de simulação e projeto de circuitos oferece aos engenheiros recursos avançados de análise e projeto, para otimizar o desempenho, evitar erros de projeto e reduzir o tempo até a prototipagem.
Neste trabalho, é necessário demonstrar os conhecimentos em circuitos RLC, funções impulso e degrau, obtidos no decorrer da cadeira de Sinais e Sistemas. A cada simulação feita, é gerado um gráfico, onde, para cada um, é feita uma análise.
QUESTÕES PROPOSTAS
01. Considere os seguintes circuitos elétricos. Determine a resposta ao impulso (“substituir” a fonte de tensão por uma fonte impulsiva de tensão e chave sempre fechada) e a um degrau (não unitário) de tensão (chave fechando em t = 1 s) de forma teórica e compare os resultados com a simulação do circuito elétricos (Pspice, Proteus, ...).
• Circuito 1 - Impulso
Análise: Verificamos que tanto o V(2), tensão em cima do indutor, como V(3), tensão em cima do capacitor, cai exponencialmente no intervalo de tempo de [0 a 1]s aproximadamente. Porém, no indutor, a queda de tensão é bem maior nesse intervalo. Após esse intervalo de tempo o gráfico das duas tensões começa a aumentar até chegar a zero. No intervalo de tempo de [0 a 1] s a corrente no indutor, I(l1), aumenta. Mas, após esse mesmo intervalo inicia a sua queda até atingir o valor nulo no instante t = 3s.
• Circuito 1 - Degrau
Análise: Verificamos que V(2), tensão em cima do indutor, tem um crescimento exponencial, entre o intervalo [1 e 2]s. Após esse intervalo, V(2) tem uma queda e nos deixa intender que se estabiliza em, aproximadamente, 700m. V(3), tensão em