Eletrônica
Estamos ingressando no mundo universitário, dando os primeiros passos para nos tornarmos engenheiros. Nosso curso, se destaca como um dos mais difíceis e exigentes, então se faz fundamental o reconhecimento de técnicas básicas para quem deseja se tornar um Engenheiro Eletricista. Para essa função é que existe a disciplina de Introdução a Engenharia Elétrica. Ela nos deixa cientes e nos prepara para os desafios que estão por vir, também tem o papel de mostrar ao aluno um pouco do curso, de forma que ele tenha certeza que este é um caminho que ele quer seguir.
Ao longo da cadeira, aprendemos os conceitos básicos de eletrônica, também participamos de atividades práticas através de laboratórios e trabalhos. Para demonstrar um pouco dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre é proposto um trabalho final, que tem objetivo da elaboração de um projeto, um circuito eletrônico.
Tentamos realizar uma escolha que abrangesse ao máximo os componentes que estudamos em aula, ou seja, resistores, capacitores, indutores e fontes de alimentação. Para isso, escolhemos um circuito de transmissor FM, que nos fez perceber uma aplicação para aquilo que aprendemos. Também nos mostrou alguns conceitos novos e interessantes, que apesar de não terem sido trabalhados diretamente na disciplina, certamente estarão no nosso caminho para a formação.
Esse relatório busca apresentar todo o processo de elaboração do projeto final, bem como os conceitos nele envolvidos.
1. Componentes envolvidos
Um dos focos do trabalho final é testar nossa habilidade de identificar componentes em um circuito, assim como suas utilidades, focando principalmente nos componentes vistos em aula.
RESISTOR O resistor é um componente que oferece uma dificuldade a passagem de corrente em um circuito, e com isso ele apresenta uma queda de potencial elétrico. Como segue os princípios da Lei de Ohm, amplamente vista na disciplina, estão entre suas funções principais as de divisor de corrente