Eletrônica
Bombeiros de terem um instrumento para avaliação visual de instalações elétricas e seu potencial risco de incêndio. O documento foi redigido de maneira colaborativa por bombeiros, engenheiros eletricistas e entidades técnicas.
O objetivo é estabelecer parâmetros para a realização de inspeção visual (básica) das instalações elétricas de baixa tensão das edificações e das áreas de risco, atendendo às exigências do Decreto
Estadual nº 56.819/11 – Regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo.
Dessa maneira, desde o dia 9 de maio de 2011, sempre que solicitado ou renovado o Auto de
Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a inspeção visual das instalações elétricas de baixa tensão, conforme a IT-41, será obrigatoriamente aplicada. Ver abaixo o anexo A.
A aplicação se dá, então, em edificações e área de risco quando da sua construção (edificação nova); em caso de reforma; de mudança de ocupação; de ampliação da área construída; regularização de áreas existentes; edificações existentes; renovação do AVCB.
Esta foi uma das iniciativas mais interessantes em prol da segurança das instalações elétricas em baixa tensão. A proposta é que a medida incentive a certificação das instalações, de forma voluntária ou compulsória.
O documento segue o item “7. Verificação final” da norma de instalações elétricas de baixa tensão, a ABNT NBR 5410, que diz que “7.1.1 – Qualquer instalação nova, ampliação ou reforma de instalação existente deve ser inspecionada e ensaiada, durante a execução e/ou quando concluída, antes de ser colocada em serviço pelo usuário, de forma a se verificar a conformidade com as prescrições desta norma”.
Dessa maneira, com relação à norma ABNT NBR 5410, a inspeção requerida pela IT-41 diz respeito a: 7.2