Eletrônica e instrumentação
Para esta finalidade, existem hoje diversos equipamentos para medição de temperaturas, sendo os principais:
• Termômetros = Dispositivo que mede a temperatura ou gradiente de temperaturas usando uma variedade de diferentes princípios. Um termômetro tem dois elementos importantes: o sensor de temperatura , em que uma mudança física ocorre com a temperatura, mais alguns meios de converter essa alteração física em um valor numérico (por exemplo, a escala de um termômetro de mercúrio).
• Termopares = Os termopares são dispositivos elétricos com larga aplicação para medição de temperaturas. São baratos, podem medir uma vasta gama de temperaturas e podem ser substituídos sem introduzir erros relevantes. A sua maior limitação é a exatidão, uma vez que erros inferiores a 1 °C são difíceis de obter. Uma termopilha é o nome que se dá a um conjunto de termopares ligados em série. Um exemplo da aplicação de termopares e termopilhas pode ser a medição de temperaturas em linhas de gás.
• Termoresistores = São sensores de alta precisão e excelente repetibilidade de leitura. O seu funcionamento se baseia na variação da resistência ohmica em função da temperatura. Seu elemento sensor na maioria das vezes é feito de platina com o mais alto grau de pureza e encapsulado em bulbos de cerâmica ou vidro.
• Termistores = Um termistor é um tipo de resistor cujo valor varia com a temperatura. O termo vem da junção das palavras temperatura e resistor. Termistores são largamente usados para medir temperatura, limitar corrente de partida em circuito e componentes elétricos, proteção de sobre corrente, e podem ser usado em circuitos de controle de temperatura.
• Pirômetros de radiação = Um pirômetro consiste num instrumento utilizado na medição de altas temperaturas. Existem vários tipos de pirómetros, com diferentes princípios de