Protocolos Instrumentação Eletrônica
Curso: Engenharia de Computação
Disciplina: Instrumentação Eletrônica
Max Ramos
Protocolos
.
BELO HORIZONTE
22/01/2014
Protocolo Hart
O protocolo HART (Highway Addressable Remote Transducer) é um protocolo utilizado para comunicação entre sistemas de tempo real, principalmente em aplicações de automação industrial.
Permite a sobreposição do sinal de comunicação digital aos sinais analógicos de 420mA, sem interferência, na mesma fiação. Proporciona alguns dos benefícios apontados pelo fieldbus, mantendo ainda a compatibilidade com a instrumentação analógica e aproveitando o conhecimento já dominado sobre os sistemas 4-20mA existentes.
Protocolo FieldBus
Fieldbus é um termo genérico empregado para descrever tecnologias de comunicação industrial; o termo fieldbus abrange muitos diferentes protocolos para redes industriais. Tal tecnologia é usada na indústria para substituir o sinal analógico de 4- 20 mA (miliampére).
A tecnologia tem como promessa melhorar a qualidade e reduzir custos. Com a tecnologia fieldbus há uma economia significativa na fiação empregada, dado que usando o sinal analógico de 4-20mA é necessária que cada dispositivo tenha seu próprio conjunto de fios e seu próprio ponto de conexão. Fieldbus elimina tal necessidade empregando um esquema que necessita somente de um par trançado (a fibra ótica também pode ser utilizada).
Atualmente há uma vasta variedade de padrões fieldbus.Alguns dos mais amplamentes usados incluem: AS-Interface, CAN, DeviceNet, FOUNDATION fieldbus, HART Protocol,
Industrial Ethernet, Interbus, LonWorks, Modbus, Profibus e SERCOS.
Protocolo Profibus
PROFIBUS (Process Field Bus) é o 2º tipo mais popular sistema de comunicação em rede Fieldbus ficando atrás somente do protocolo Modbus, sendo que em 2004, estimava-se que existiriam mais de 10 milhões de nós instalados mundialmente.
Existem três diferentes versões de PROFIBUS:
- PROFIBUS-DP (Decentralized Peripherals) esse protocolo foi a primeira