Eletrotecnica
Este relatório refere-se à proposição de ensaio de aplicação da Lei de Lenz, verificando-se na prática parte dos conteúdos apresentados durante a disciplina de Eletrotécnica, tendo como referência os estudos da aula de 06 (seis) de novembro de 2014 (dois mil e quatorze).
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
LEI DE LENZ
A tensão induzida tem polaridade tal que se opõe à variação de fluxo que produz a indução.
Quando surge uma corrente produzida por uma tensão induzida, esta corrente cria um campo magnético entorno do condutor de tal modo que esse campo se opõe ao campo que o criou.
PRINCIPAL APLICAÇÃO
Em motores elétricos.
EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS
Fora proposta utilização de fio condutor, lata em alumínio, imã e bateria. Porém, utilizou-se de clipes ao invés de lata em alumínio. Também, utilizou-se de fita tipo isolante para fixação do(s) metal(is) (clipes) na bateria.
PROCEDIMENTOS – MÉTODOS DE ENSAIO
Primeiramente, fixaram-se os clipes nos polos da bateria (pilha). Após, colocou-se o fio de cobre (escolhido para o experimento), com duas extremidades raspadas, encaixando-se nas extremidades pelos clipes, de modo que se pudesse girar livremente e com certo enrolamento no meio do mesmo, para poder verificar seu movimento durante o ensaio.
Por fim, aproximou-se o imã do fio, verificando-se o movimento do mesmo em relação à corrente e ao campo magnético.
ANÁLISE
Pode-se facilmente perceber no movimento do fio a veracidade da Lei de Lenz, onde ocorre a indução com polaridade oposta à variação de fluxo de onde é produzida a indução.
CONCLUSÕES
Ao final dos ensaios realizados, chega-se à conclusão a respeito da importância dos mesmos, pois viu-se, no decorrer deste trabalho, que são extremamente aplicáveis os princípios de Faraday – Lenz, tornando-se parte do dia-a-dia das Engenharias aplicações de Eletrotécnica
.