Eletrostatica
Física Experimental III
Eletrostática
Professor: Lemos
Alunos: Ana Paula Goulart de Morais
Fábio Dellazeri Guimarães
Gleidson de Oliveira Sales
1. Introdução
A eletrostática é uma área da eletricidade que estuda o comportamento e as propriedades das cargas elétricas que estão, geralmente, em repouso.
Esse tipo de eletricidade é conhecida como eletricidade estática e encontra-se em toda parte, sendo seus efeitos perigosos quando não há o devido conhecimento.
Geralmente, a eletricidade estática acontece quando levamos um pequeno choque ao pegar na maçaneta da porta, ao retirar uma blusa de lã e ouvir estalos, etc. Isso acontece porque tudo que existe no universo possui uma grande quantidade de carga, mas nem sempre conseguimos notá-las, por causa do equilíbrio que há entre elas.
A eletrostática se divide em dois princípios:
Princípio da Atração e Repulsão: “Cargas de sinais contrários se atraem e de sinais iguais se repelem”;
Princípio de Conservação da Carga: “Num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas positivas e negativas é constante”. Condutores e Isolantes:
Nos condutores há portadores de carga elétrica com liberdade de locomoção; Nos isolantes, os portadores de carga não possuem liberdade de locomoção. Eletrização
Por atrito: Quando dois corpos são atritados, pode ocorrer a passagem de elétrons de um corpo para outro;
Por contato: Quando colocamos dois corpos condutores em contato, um eletrizado e o outro neutro, pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro, fazendo com que o corpo neutro se eletrize;
Por indução: A eletrização de um condutor neutro pode ocorrer por simples aproximação de um outro corpo eletrizado, sem que haja o contato entre eles.
2. Objetivo
Analisar é verificar o que está acontecendo com cada experimento ao gerador de Van de Graaff, com a finalidade de compreender os conceitos de carga elétrica é mecanismos de eletrização por atrito, contato e indução.
3.