Eletrostatica
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FÍSICA EXPERIMENTAL I
ELETROSTÁTICA
Larissa Silva Oliveira
Química Bacharelado
Professor: Giovanni Cordeiro
FORTALEZA-2012
OBJETIVOS * Verificar a eletrização por atrito; * Verificar a atração e a repulsão entre cargas elétricas; * Identificar cargas; * Verificar a condutibilidade elétrica; * Verificar a rigidez dielétrica; * Conhecer o principio de funcionamento do gerador Van de Graaff.
MATERIAL
* Dois bastões de polipropileno; * Dois bastões de acrílico; * Papel; * Eletroscópio; * Isopor; * Suporte para bastão com fio de seda; * Tubo de neon; * Bolinha de isopor; * Bolinha aluminizada; * Gerador Van de Graaff.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
PROCEDIMENTOS
Na primeira aula pratica de Física experimental I, foi estudado sobre eletrostática. Primeiramente tomou-se conhecimento de todos os materiais que seriam uteis na prática e então se deu inicio aos experimentos.
I-ATRAÇÃO OU REPULSÃO ENTRE CARGAS ELÉTRICAS
Suspendeu-se um bastão de polipropileno através do suporte para bastão com fio de seda. Esfregou-se com um papel uma das pontas do bastão suspenso e da mesma forma esfregou-se outra extremidade do segundo bastão de polipropileno e aproximaram-se as extremidades carregadas uma da outra. Neste momento foi observado que houve repulsão entre os bastões de polipropileno. O procedimento descrito acima foi repetido substituindo-se apenas os dois bastões de polipropileno por dois bastões de acrílico que também foram friccionados e aproximados suas extremidades. Porém, ocorreu o contrário do que tinha sido verificado com bastões de polipropileno, os bastões de acrílico sofreram atração entre si. Feito isso, apenas um dos bastões foi trocado dessa vez, ou seja, um bastão de acrílico foi suspenso e friccionado enquanto um bastão de polipropileno também foi friccionado com um papel e aproximado do bastão de acrílico. Observou-se que