eletrostatica
Você sabia que certos corpos possuem uma propriedade física chamada carga elétricos, para o homem, estudar eletricidade é uma tarefa difícil, pois não possuímos um sentido capas de perceber os fenômenos elétricos que acontecem a nossa volta.
Toda matéria é formada de átomos e estes são formados de prótons e nêutrons (no núcleo) e de elétrons (na eletrosfera). Os prótons possuem carga positiva e os elétrons carga negativa.
Um corpo está carregado positivamente quando a falta de elétrons e carregado negativamente quando há excesso de elétrons.
CORPO NEUTRO --- > RETIRA ELÉTRONS --- > CORPO POSITIVO
CORPO NEUTRO --- > COLOCA ELÉTRONS --- > CORPO NEGATIVO
Então para eletrizarmos um corpo neutro basta adicionar ou retirar elétrons.
Há três maneiras de fazermos isto:
ATRITO: esfregar dois corpos inicialmente neutros, provocando troca de elétrons, eletrizando-se positivamente o (corpo) que cede elétrons e negativamente o que ganha elétrons: "Adquirem cargas de mesmo valor e sinais opostos".
CONTATO: quando colocamos em contato um corpo neutro e outro eletrizado. Se o corpo eletrizado tem carga positiva o corpo neutro fica com a mesma carga; sua carga positiva atrai o corpo neutro diminuindo sua carga.
INDUÇÃO: aproximar, sem encostar dois elementos, um neutro e outro carregado positiva ou negativamente, neste caso "as cargas diferentes se atraem e as iguais se repelem", pois as cargas do corpo neutro podem ou não ser atraídas pelo corpo eletrizado.
Muitas vezes em nosso dia-a-dia, eletrizamos corpos sem perceber, quando secamos os talheres, esfregando o pano de prato em uma faca, por exemplo, estamos fazendo atrito; quando ligamos TV e sem querer os pelos de nossos braços são atraídos pela tela; ou quando retiramos uma blusa ou quando penteamos os cabelos.
Eletrostática
A eletrostática é a parte da