eletroscopio
O Pêndulo eletrostático é formado por um suporte, uma base isolada que não conduz corrente elétrica e por um fio de seda com uma esfera metálica pendurada. Eletriza-se a esfera com determinada carga positiva ou negativa e aproxima-se o corpo o qual se deseja saber a carga. Se, por exemplo, a bola for eletrizada positivamente, aproxima-se dela o material com carga desconhecida. Se esta esfera atrair-se para o corpo, este estará eletrizado negativamente; se ao contrário, a esfera repelir-se, o corpo estará eletrizado positivamente.
INTRODUÇÃO
Partindo da nossa experiência sobre força de atração e de repulsão no qual seu princípio diz que cargas iguais se repelem e cargas de sinais diferentes se atraem, temos a nossa próxima experiência de Detector de Cargas “Pêndulo Eletrostático”.
Conceitos básicos se fazem necessários para o melhor entendimento do (a) aluno (a) sobre a experiência relatada a seguir:
Pêndulo: Corpos pesados, suspensos na extremidade inferior de uma linha ou vara metálica que tem outra extremidade ligada a um ponto fixo.
Pêndulo Eletrostático: É um conjunto simples de pêndulos de finos discos de papel metálico suspensos por fios de Náilon, linha de algodão ou linha sintética que permitem verificar a relação e interação do comportamento de corpos configurados e carregados de diferentes modos.
Eletrostática: A eletrostática é à parte da física que estuda as propriedades e as ações mútuas das cargas elétricas em repouso em relação a um sistema inercial de referência. Desenvolvimento
Atritando-se os dois canudos de refrigerante com o papel toalha, estes ficam eletrizados com cargas de mesma espécie e se afastam.
CONCLUSÃO
Com o pêndulo eletrostático observamos que inicialmente é carregado com cargas diferentes, pois ao aproximarmos eles se atraíram e depois de se tocarem se repeliram, já que adquiriram carga de mesmo sinal.
Concluímos Também que pudemos observar e comentar sobre os processos de eletrização