Eletronica
Centro de Engenharia Elétrica e Informática
Departamento de Engenharia Elétrica
Laboratório de Eletrônica
Professor: Gutemberg Lira
Experimento #1
Amplificador Operacional
Relatório
Aluno(s):
Alequine Batista de Lima Matrícula: 112150130 Laryssa Mirelly Carvalho de Araujo Matrícula: 112150163 Lucas Candeia Medeiros Maia Matrícula: 112110464
Campina Grande – PB
Dezembro de 2014
Objetivos
Este experimento teve como objetivo principal o estudo dos amplificadores operacionais, tanto do ponto de vista da análise do data sheet, quanto da observação das características elétricas dos amplificadores. Como objetivos secundários, pode-se citar ainda a familiarização com a pinagem de circuitos integrados e com a utilização de fotoresistores para aplicação de ganho controlado pela luz.
Introdução Teórica
Os amplificadores operacionais são dispositivos eletrônicos extremamente versáteis e com uma enorme gama de aplicações. Sendo utilizados, por exemplo, em amplificação, geração de formas de ondas, sistemas de controle, processamento de sinais, além de serem a base dos computadores analógicos. São representados pelo símbolo a seguir, em que só entradas e saídas aparecem e não as conexões das fontes de alimentação:
Para amplificadores reais, o ganho de tensão, também chamado de ganho de malha aberta, é definido como a relação da variação da tensão de saída para uma dada variação da tensão de entrada e tem valores reais que vão desde alguns poucos milhares até cerca de cem milhões em amplificadores operacionais mais sofisticados.
A figura abaixo mostra as entradas inversora e não inversora, as tensões de entrada e a tensão de saída:
Onde a tensão de saída é dada pela equação:
É importante ainda ressaltar que as saídas acima da tensão de alimentação do amplificador +Vcc, ou abaixo de –Vcc, saturarão para esses valores, respectivamente. Assim, temos as duas regiões existentes para os