Eletronica
Os sistemas digitais obtêm dados codificados em binários e informações que são de algum modo, continuamente submetidas a operações. Algumas destas operações são: codificação e decodificação, multiplexação, demultiplexação, comparação conversão de códigos, implementação de barramentos de dados. Todas estas operações, e outras, têm sido facilitadas pela disponibilidade de numerosos CI’s nas categorias MSI (médium-scale-integration).
Nesta pesquisa iniciamos uma breve discussão dos princípios dos codificadores e decodificadores.
OBJETIVO
Estudo sobre codificadores e decodificadores quanto a vantagens, desvantagens e utilização.
CONTEÚDO
Codificadores, decodificadores e os circuitos aritméticos são circuitos combinacionais empregados principalmente na arquitetura interna de circuitos integrados e, ainda, em sistemas digitas.
Para a construção dos codificadores e decodificadores serão apresentados os códigos digitais mais conhecidos e de maior utilidade.
CODIFICADOR
Circuito lógicos dedicados que faz a conversão de um número ( ou um código qualquer) para um código binário.Geralmente recebe um dado de entrada onde somente um bit é ativado por vez e tem com saída um código binário de “N” bits.
A maior aplicação dos codificadores está na conversão de dados de um sistema de interface com o usuário, com o teclado, para o código com qual respectivo sistema digita trabalha.
Em sistemas de controle de movimento os codificadores que recebe múltiplos fluxos de dados e os transfere para uma saída, esta saída então é analisada podendo indicar se um sistema está funcionando adequadamente. Nem todos os codificadores funcionam como dispositivos de feedback, alguns apenas alteraram aspectos de dados, tais como tamanho, para melhor atender um pedido. Por exemplo, um tipo de codificador chamando de compressor funciona transmitindo dados em um formato menor, pois os dados compactos ocupam menos espaço de armazenamento.
DIAGRAMA