eletronica
Uma Fonte de Alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por quatro blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão) , um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão. A função da fonte de alimentação é fornecer tensão adequada para vários estágios. A tensão ac da rede é transformada em dc para alimentação dos circuitos. Quando positiva ela é registrada como B+ (e alimenta coletores de transistores NPN), se for negativa é chamada B– (alimentando coletores de transistores PNP). Esta tensão, B+ ou B-, é gerada na fonte de baixa tensão, e geralmente assume valor entre 15 Volts e 100 Volts. No caso em questão iremos fala sobre Fonte de Alimentação Regulada.
A fonte de alimentação regulada foi criada para manter na saída uma tensão especifica de acordo com a carga utilizada, independentemente da tensão de entrada no regulador, se a tensão da rede variar, a saída da fonte também varia, qualquer seja o filtro usado. Transformadores, indutores e diodos polarizados diretamente não têm resistência elétrica nula e, portanto, a tensão da fonte sempre muda com a variação da corrente da carga e se o circuito alimentado exigir uma tensão razoavelmente constante, um simples filtro não poderá garantir isso.
Um componente ativo (transistor) é inserido em série com a carga. O diodo zener fornece uma tensão de referência constante dentro da faixa de variação prevista. Essa tensão (constante) e a de saída (supostamente variável) são aplicadas em um circuito controlador, que faz a comparação de ambas e polariza a base do transistor. Se, por exemplo, a corrente da carga aumenta, a tensão de saída tende a diminuir e o circuito de controle ajusta a polarização da base do transistor, fazendo-o conduzir mais e, portanto, restabelecendo o valor anterior.
As fontes que operam conforme tópico anterior são chamadas fontes lineares porque o transistor