eletronica
ELETRÔNICA I
PROFESSOR: LÁZARO MARQUES DE OLIVEIRA JÚNIOR
RETIFICADOR MONOFÁSICO DE ONDA COMPLETA A DIODO
PALMAS - TO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 FOTO-CÉLULA ELETRÔNICA 4
1.1REFERENCIAL TEÓRICO 4
1.2 COMPONENTES ELETRÔNICOS UTILIZADOS 6
1.3 MONTAGEM E FUNCIONAMENTO DO CIRCUITO 6
BIBLIOGRAFIA 10
ANEXOS 11
INTRODUÇÃO
A eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos.
1 FOTO-CÉLULA ELETRÔNICA
1.1 REFERENCIAL TEÓRICO
As foto-células são dispositivos do tipo que geram uma tensão elétrica em função da quantidade de luz que incide na sua superfície, sendo basicamente formadas por junções de silício, conforme mostra a figura abaixo.
Figura 1: Foto-célula
A incidência de luz nas junções semicondutoras libera portadores de carga que, ao se deslocarem, fazem aparecer uma tensão elétrica em suas extremidades. Essa tensão, da ordem de 0,6 a 0,7 V pode provocar a circulação de uma corrente por uma carga externa.
A corrente será tanto mais intensa quanto maior for a quantidade de luz incidente na junção. Veja que nesse ponto é importante observar que é quantidade de fótons que incide na junção que determina a corrente de saída e não a energia dos fótons.
Einstein ao explicar o efeito foto-elétrico mostrou que, desde que o fóton seja capaz de liberar os elétrons, a quantidade de elétrons liberada depende da quantidade de fótons e não de sua energia.
Foto-células não são muito usadas como sensores, se bem que tenham uma resposta de freqüência muito grande, podendo, portanto operar com sinais luminosos modulados ou mesmo na detecção de variações muito rápidas de luz.
LDR (Light Dependent Resistor) seu principio de funcionamento e como uma energia