Eletronica
PTC: O coeficiente positivo de temperatura, que aumenta sensivelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura.
LDR: é uma resistência sensível à luminosidade exterior, pode ser ligada a circuitos que atuam com ausência de luz, ou com luminosidade. O valor da resistência diminui com o aumento de luminosidade, pode ser usado um multímetro para medir a resistência em função da luminosidade.
2. Como Funcionam o PTC, NTC e LDR e qual a diferencia entre eles?
PTC Atua numa faixa restrita. A variação da resistência é maior que a de um NTC, na mesma faixa. Seu uso é mais frequente como sensor de sobretemperatura, em sistemas de proteção, por exemplo, de motores.
NTC Devido a seu comportamento não linear, o NTC é utilizado numa faixa pequena de temperaturas, em que a curva é próxima de uma reta, ou com uma rede de linearização, como abaixo. Rede se linearização, Símbolo do NTCO NTC é empregado em temperaturas de até uns 150º C.
LDR Fica em série com a lâmpada. Quando está escuro, a resistência é alta e passa pouca corrente pela lâmpada, e não vemos ela "acender”. Quando o
LDR recebe muita luz, a sua resistência é baixa e passa muita corrente pela lâmpada, então vemos a lâmpada acender.
Alguns podem servir de proteção contra sobreaquecimento, limitando a corrente elétrica quando determinada temperatura é ultrapassada. Outra aplicação corrente, no caso a nível industrial, é a medição de temperatura (em motores, por exemplo), pois podemos com o termístor obter uma variação de uma grandeza elétrica função da temperatura a que este se encontra.
3. Qual a principal característica do PTC?
A característica mais importante de um termistor é, sem dúvida, seu coeficiente de temperatura extremamente de resistência alta. Tecnologia