Eletronica
O multímetro analógico também conhecido como multiteste analógico, é um instrumento indispensável para quem deseja realizar experimentos no segmento da eletroeletrônica. Com este instrumento de medição podemos comprovar as três grandezas da lei de OHM, como medir a tensão elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica e ainda testar diversos componentes eletrônicos como resistores, capacitores, diodos, transformadores, leds, transistores e outros.
Conheça as principais funções do multímetro analógic o neste artigo.
Em lojas de instrumentos de medição vamos encontrar uma grande variedade de multímetros analógicos e digitais, portáteis ou de bancada.
Neste artigo vamos descrever sobre os multímetros analógicos utilizados em oficinas de consertos e cursos de eletrônica. Os preços podem variar de acordo com a marca e a quantidade de recursos que cada equipamento tiver, alguns mais comuns com poucas escalas, outros mais completos, com mais escalas, mais sensíveis e precisos.
Todos trazem as funções básicas de medição de tensão, corrente e resistência elétrica.
Como funciona o multímetro analógico
Trata-se de um instrumento que possui um ponteiro montado sobre uma bobin a móvel, a bobina móvel está fixada no meio de um campo magnético constituído de um imã permanente. No momento que uma corrente elétrica percore o enrolamento da bobina móvel surge um campo magnético na bobina, que interage com o campo magnético do ímã, de pendendo do sentido da corrente elétrica o ponteiro poderá se movimentar para direita ou para esquerda na escala do instrumento.
Quando o instrumento está sem uso, o ponteiro estará em seu ponto de descanso, totalmente a esquerda da escala, ao realizar uma medição o ponteiro deverá se movimentar para a direita na escala. Se a movimentação do ponteiro for para a esquerda entendemos que a polaridade das pontas em relação ao ponto de medição está invertido.
Assim podemos afirmar que o nosso