Investimentos
Biocombustíveis voltam a alimentar polêmica
[pic]L
Usar alimentos para produzir combustível "verde" quando uma em cada sete pessoas no mundo passa fome já gerava certa polêmica. A controvérsia aumentou com a confirmação que esse tipo de combustível polui tanto quanto os fósseis. Um estudo suíço relança o debate.
Em julho de 2008, o jornal britânico The Guardian abriu a caixa de Pandora ao publicar um estudo interno do Banco Mundial, segundo o qual 75% do aumento internacional dos preços dos alimentos durante os últimos seis anos deveu-se aos chamados combustíveis verdes.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) reforçou o impacto desta notícia, ao confirmar que a população mundial que sofre de desnutrição cresceu de forma inusitada, passando de 840 milhões em 2002 para 925 milhões em 2008.
Por sua vez, a Aliança Global para Combustíveis Renováveis (GRFA, na sigla em inglês) diz que, entre 2000 e 2010, a produção mundial de biodiesel se multiplicou por 22, enquanto que a de etanol triplicou.
Cada vez mais pessoas utilizam serviços móveis
[pic]
Legenda:
Em qualquer lugar é possível surfar. O acesso à internet móvel se torna cada vez mais comum na Suíça. Porém o aumento constante da quantidade de dados transmitidos obriga a uma constante expansão da rede. Dos continentes, a Ásia lidera e a África se esforça para acompanhar a evolução.
O desenvolvimento do acesso à internet móvel ocorre em alta velocidade. Porém como o desenvolvimento ultrapassa de longe as estatísticas, é praticamente impossível de encontrar números comparativos. "Estamos tendo um crescimento marcante na internet móvel", declara Carsten Roetz, porta-voz da Swisscom, a maior empresa de telecomunicação da Suíça. "O volume de dados transportados na internet móvel se duplica ainda hoje a cada 16 meses." Também Kathrin Kissau, chefe de projetos na NET-Metrix, a organização setorial responsável por