eletronica
_______________________________________________________________________________
Identificação dos terminais
A normalização na identificação de terminais dos contatores e demais dispositivos de manobra de baixa tensão é o meio utilizado para tornar mais uniforme a execução de projetos de comandos e facilitar a localização e a função desses elementos na instalação.
Essas normalizações são necessárias, principalmente, devido à crescente automação industrial. Contatos principais – Os terminais de entrada (da fonte) são identificados com algarismos
1 , 3 e 5 e os de saída (do lado da carga), 2, 4 e 6. Além disso, são identificados igualmente com as seguintes designações: L1 e / ou 1; T1 e/ou 2; L2 e/ou 3; T2 E/OU 4; L3 e/ou 5; T3 e/ou 6.
Contatos Auxiliares – São identificados por números de dois dígitos, sendo que o primeiro dígito indica a posição ocupada pelo contato a partir da esquerda, e o segundo indica a função do contato.
Fig. 4.8 – Contatos principais e auxiliares dos contatores
_______________________________________________________________________________
Cursos Técnicos de Eletrônica e Eletrotécnica 59
Prof. Sérgio Goulart - Circuitos de Comandos e Automação - CCA
_______________________________________________________________________________
Intertravamento de contatores
É um sistema elétrico ou mecânico destinado a evitar que dois ou mais contatores se fechem, acidentalmente, ao mesmo tempo, provocando curto-circuito ou mudança da seqüência de funcionamento de um determinado circuito.
Intertravamento elétrico
Por contatos auxiliares do contator – neste processo é inserido um contato auxiliar abridor de um contator no circuito de comando, que alimenta a bobina do outro.
Por botões conjugados – Neste processo, os botões são inseridos no circuito de comando, de forma que, ao ser acionado para comandar um contator, haja a interrupção de outro