Eletronica digital e microcontroladores
Introdução
Tudo começou quando o homem começou a contar as coisas. Quanto mais coisas eram acumuladas, mais difícil era o controle das quantidades.
Quando começou o comércio, ou seja, a troca de bens e mercadorias, o controle do dinheiro tornou-se um problema a ser resolvido. Avançando no tempo, surgiram as calculadoras, para facilitar a vida do homem, cometencio-se menos erros.
1. Histórico
As calculadoras até então eram mecânicas e limitadas a cálculos como adição e subtração. Por coincidência ou não, estas são as duas únicas operações matemáticas que os microprocessadores sabem fazer. Veremos isso um pouco mais adiante.
Surgiram os semicondutores. Surgiram os transistores. Surgiu a idéia de construir uma calculadora eletrônica.
A primeira tentativa de construir uma calculadora foi o que hoje é chamado de computador ENIAC, feito de válvulas eletrônicas e do tamanho de um prédio de 4 andares. Consumia uma energia enorme e só era ligado à noite por causa deste consumo elevado. Os bairros ao redor do prédio tinham problemas com a tensão elétrica baixa em virtude do ENIAC.
Criado na Segunda Guerra Mundial para calcular trajetórias balísticas, o conceito de arquitetura do ENIAC é até hoje aplicado nos modernos microprocessadores. John Von Neumann foi o criador deste conceito.
Os semicondutores avançaram e surgiu a idéia de fabricar circuitos inteiros integrados em um único encapsulamento. Surgiram os CIs (Circuitos Integrados) que, como não poderia deixar de ser, era uma calculadora.
Financiada pelos japoneses, uma jovem empresa formada por engenheiros vindos da Fairchild foi contratada para produzir em grande escala CIs para calculackrnas. Seu nome era INTEL, de INTegrated ELectronics.
A Intel começou produzindo memórias, que eram a base para os modernos processadores. Além do mais, memórias podem ser utilizadas sem que seja em um microcomputador. Ela foi a