eletronica de potencia
DISCIPLINA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
As imagens a seguir mostram o comportamento de um step-up conversor clássico quando controlado por um sinal de comando constante.
Para que a tensão de saída seja maior do que a tensão de entrada, o circuito necessita de um elemento de armazenamento no meio (na topologia básica, um indutor).
Enquanto o interruptor estiver ligado, o diodo é invertido e a corrente só flui através do indutor (energia eletromagnética). O condensador assegura, por um determinado período de tempo, que a tensão de carga seja a mesma, enquanto que seja de corte a partir da entrada.
Quando o interruptor é desligado, a corrente flui ao longo de todo o circuito e a carga é fornecida com energia a partir de ambas as entradas e o indutor, por conseguinte, tornando a tensão de saída maior do que a tensão de entrada.
7-7) In a step-up converter, consider all components to be ideal. Let Vd be 8-16 V, Vo = 24 V (Regulated), fs = 20 kHz, and C=470uF. Calculate Lmin that will keep the converter operating in a continuous-conduction mode if .
Por meio dos dados fornecidos na questão foi simulado no Matlab o conversor Boost, e foi obtido a tensão e corrente na saída nas formas de onda.
Figure 7-11 Step-up dc-dc converter
Inicialmente colocamos as fontes de tensão no circuito.
Utilizamos o Método de Kirchhoff para fazer a análise nodal:
gls(vs-es) + (gsw.vs) + (vs-vc) = pil
(gls.vs) – (gls.es) + (gsw.vs) + (gdvs – gd.vc) =pil
(gls+gsw+gd)vs – (gd.vc) = pil + gls.es (*)
(
Forma matricial de (*) e (**):
As fontes de tensão foram substituídas por curto-circuitos e as fontes de corrente foram abertas, obtendo-se o circuto abaixo:
Utilizamos o método de Kirchhoff e obtivemos a análise nodal:
Simulação no Matlab