Eletronica Analogica
REVISÃO SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS
SISTEMA INTERNACINAL DE UNIDADES (SI)
SI tem sete unidades básicas: metro (m) para comprimento, quilograma (kg) para massa, kelvin (K) para temperatura, segundo (s) para tempo, ampère (A) para corrente elétrica, molécula-grama (mol) para quantidade de substância e candela (cd) para intensidade luminosa.
Existe uma relação decimal, indicada por prefixos, entre os múltiplos e submúltiplos de cada unidade básica.
Multiplicador
Prefixo
Símbolo
Multiplicador
Prefixo
Símbolo 1018 1015 1012 109 106 103 102 101 exa peta tera giga mega quilo hecto deca E P T G M k h da
10-1 10-2 10-3 10-6 10-9 10-12 10-15 10-18 deci centi mili micro nano pico fento atto d c m µ n p f a
LEI DE OHM
RESISTÊNCIA ELÉTRICA é a propriedade dos materiais de se opor ou resistir ao movimento dos elétrons e exige a aplicação de uma tensão elétrica para fazer passar a corrente elétrica. A unidade SI da resistência é o OHM com o símbolo Ω, e o símbolo de quantidade é R.
CONDUTÂNCIA ELÉTRICA é o inverso da resistência e normalmente utilizamos G para representá-la. A unidade SI da condutância é MHO ou Siemens . Utiliza-se o símbolo Omega invertido.
Nos materiais condutores, a corrente elétrica (I) é proporcional à tensão elétrica (V) aplicada e inversamente proporcional à resistência elétrica do material, ou seja: I (Ampéres) = V (volts) Lei de Ohm R (ohms)
RESISTIVIDADE
A resistência de um condutor de seção transversal uniforme é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional à área da seção transversal.
R = ρ l /A
Onde: R – resistência