eletronica analogica
Eletrônica Digital
Material Adicional
(Mapa de Karnaugh)
Tópico Adicional -Simplificação de Expressões Lógicas Diagrama de Veitch-Karnaugh
Simplificação de Expressões e Circuitos através do Diagrama (Mapa) de Veitch-Karnaugh
Este documento aborda a simplificação de expressões por meio de diagramas de Veitch-Karnaugh. Após o estudo, iremos observar que chegaremos mais facilmente à expressão mínima utilizando este método.
O mapa de Veitch-Karnaugh, ou simplesmente mapa de Karnaugh, é uma tabela montada de forma a facilitar o processo de minimização das expressões lógicas. Os mapas de Karnaugh permitem a simplificação de expressões com duas, três, quatro, cinco ou mais variáveis.
Ele é formado por 2n células (n é o número de variáveis de entrada). Portanto, o mapa de Karnaugh tem tantas células quanto o número de linhas de uma tabela-verdade.
Num Mapa de Karnaugh, a representação da relação entre as variáveis de entrada e suas saídas correspondentes é feita da seguinte forma: cada célula corresponde a uma condição de entrada; as saídas são indicadas dentro das células correspondentes; a disposição das células entre si é tal que facilite o enlace entre células adjacentes.
Os conceitos de adjacência e enlace são de fundamental importância para a compreensão e aplicação do mapa de Karnaugh.
Adjacência: duas células são adjacentes entre si quando apenas uma de suas variáveis de entrada muda de valor.
Exemplo: A tabela verdade de duas variáveis (porta OR) pode ser representada por quatro células:
AB = 00 0 AB = 01 1 AB = 10 1 AB = 11 1
Pode-se afirmar que: as células AB = 00 e AB = 01 são adjacentes (apenas B muda de valor); as células AB = 00 e AB = 10 são adjacentes (apenas A muda de valor); as células AB = 01 e AB = 10 não são adjacentes (A e B mudam de valor) Enlace (região): é o agrupamento de células adjacentes, com saídas iguais,