Eletromagnetismo
Sempre que existirem simultaneamente dois campos magnéticos num determinado espaço surgem forças.
As forças como as têm o nome de eletromagnéticas e aparecem entre ímãs e bobinas percorridas por corrente elétrica e entre bobinas percorridas por corrente elétrica.
Ação de um campo magnético sobre uma corrente retilínea. Lei de Laplace.
Quando se coloca um condutor percorrido por uma corrente num campo magnético de um ímã, produz-se um efeito dinâmico mútuo entre as duas fontes do campo magnético (o do ímã e o provocado pela corrente elétrica). Se considerarmos, por um lado, que o ímã está fixo e, por outro, que o condutor se pode movimentar livremente, iremos verificar que, por ação de uma força F, o condutor se irá deslocar.
Figura 1 – Ação de um campo magnético sobre uma corrente retilínea
O sentido dessa força F é dado pela regra da “mão direita”. Se considerarmos as linhas de força a entrarem na palma da mão direita e saindo a corrente pelo polegar, as pontas dos dedos indicam o sentido da força.
Figura 2 - Regra da mão direita
Consideremos novamente o sistema ímã-condutor e façamos variar os fatores que afetam o valor da força eletromagnética. * Intensidade da corrente – quando a intensidade aumenta a força aumenta.
* Coloquemos primeiro um ímã a atuar sobre uma corrente e seguidamente dois ímãs idênticos também a atuarem sobre uma corrente. Constataremos que no segundo caso a força é maior. Como a indução é idêntica, tivemos apenas um aumento do comprimento a justificar esse aumento da força. Donde se conclui que quanto maior for o comprimento do condutor, maior será a força exercida sobre ele.
Figura 3 - A força é proporcional ao comprimento do condutor submetido à indução
* Se substituirmos o ímã por outro com uma indução maior, a força aumenta
* A força depende do ângulo formado pelas direção de B e I .
Podemos resumir todas estas considerações numa única lei - Lei de Laplace.
A força eletromagnética produzida sobre