Eletromagnetismo
Orleans, novembro de 2014
Introdução
No estudo da Física o eletromagnetismo é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Baseando-se no conceito de campo eletromagnético.
O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma formça eletromagnética quando associada a ímãs.
Já a palavra magnetismo pode referir-se a várias questões. Os primeiros fenômenos magnéticos foram observados na Grécia antiga, em uma cidade chamada Magnésia. No século VI a.C. Tales de Mileto, observou a capacidade de algumas pedrinhas, que hoje são chamadas de magnetita, de atraírem umas às outras e também ao ferro.
1.0 Conceito de magnetismo
Na Física, magnetismo é conhecido como o fenômeno físico em que os materiais exercem forças, seja de atração ou repulsão, sobre outros materiais com os quais interagem. Todos os materiais, alguns em maior grau e outros em menor recebem a influência de um campo magnético, no entanto, materiais como o níquel, o ferro, o cobalto e suas correspondentes combinações denominadas imãs apresentam propriedades magnéticas detectáveis.
A primeira aplicação prática do magnetismo foi encontrada pelos chineses: a bússola, que se baseia na interação do campo magnético de um imã (a agulha da bússola) com o campo magnético terrestre.
Os estudos experimentais na área foram feitos pelos europeus. Pierre Pelerin de Maricourt, em 1269, descreveu uma grande quantidade de experimentos sobre magnetismo. Devem-se a ele as denominações polo norte e polo sul às extremidades do imã, bem como a descoberta de que a agulha da bússola apontava exatamente para o norte geográfico da Terra.
A grande revolução nos estudos do magnetismo foi feita por Oesterd, em 1820. Ele descobriu que fenômenos elétricos e magnéticos estão inter-relacionados. De acordo com essa