eletromagnetismo
O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial.
Acontecimento de 1938
2 de janeiro: O programa oficial de rádio, Hora do Brasil, passa a ser transmitido em todo o país.1
3 de janeiro: A eleição presidencial não é realizada devido ao golpe de Estado de Getúlio Vargas.
29 de abril: Presidente Getúlio Vargas assina o decreto-lei, que cria o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras.2
11 de maio: Os integralistas atacam o Palácio Guanabara, a residência residencial do Governo Federal, no Rio de Janeiro, RJ.3
18 de maio: A Lei de Segurança Nacional é assinada pelo presidente Getúlio Vargas.4
1 de dezembro: A Casa Civil é criada pelo decreto-lei n° 920.
Tomada a decisão de criar o Ministério do Ar por Getúlio Vargas
O governo de Vargas, durante o Estado Novo, apresentou pontos positivos e negativos para o país. Na área econômica, o país fez grandes avanços com a modernização industrial e investimentos e infra-estrutura. Os trabalhadores também foram beneficiados com leis trabalhistas, garantindo diversos direitos. Porém, no aspecto político, o Estado Novo significou a falta de democracia, censura e aplicação de um regime de caráter populista.
Era Vargas é o período da história do Brasil entre 1930 e 1945, quando o país estava sob a liderança de Getúlio Vargas e que compreende a Segunda e a Terceira República (Estado Novo).1 Essa época foi um divisor de águas nahistória brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.