Eletromagnetismo
FÍSICA
(ELETROMAGNETISMO)
JULIANO VARGAS 3º17
SANT’ANA DO LIVRAMENTO – RS
2013
JULIANO VARGAS
FÍSICA
ELETROMAGNETISMO
SANT’ANA DO LIVRAMENTO – RS
2013
Eletromagnetismo
Em um ímã há a presença de dois polos (polo norte e polo sul). Os polos são inseparáveis, o que significa que mesmo se quebrarmos um ímã em partes cada vez menores eles conservam os dois polos. No polo norte originam-se as linhas de indução do campo e elas dirigem-se ao polo sul. campo magnético é sempre tangente a estas linhas de indução. Os condutores percorridos por correntes elétricas assemelham-se a um ímã, criando campos magnéticos. O Globo Terrestre também tem um campo magnético. O polo Norte geográfico coincide com o polo sul magnético e o polo norte magnético da Terra coincide com o polo Sul geográfico.
Inseparabilidade dos polos de um imã
Tomando-se um ímã em forma de barra e partindo-o ao meio, não obtemos um polo norte e um polo sul, isoladamente. Na região onde o ímã foi rompido, surgem polos de natureza oposta à extremidade da parte da barra que os contém. Podemos continuar o processo de divisão da barra indefinidamente, e o fato vai continuar se repetindo. O fenômeno é conhecido como inseparabilidade dos polos.
A primeira explicação clara a consistente para o ocorrido foi elaborada por André-Marie Ampérs. Ampérs imaginou que cada ímã fosse constituído de pequenos ímãs elementares, cujo efeito superposto seria o ímã completo. Hoje, sabemos que cada um desses ímãs elementares corresponde a uma pequena porção de matéria onde os átomos ou moléculas têm a mesma orientação magnética, chamada domínio magnético.
Substâncias magnéticas e não magnéticas
Depósitos de minério ferro magnético foram descobertos pelos gregos, numa região da Turquia, há muitos séculos. A região era então conhecida como Magnésia e,