eletroimã
Eletroímã
UNISAL
LORENA 2014
Eletrostática -
Eletroímã
UNISAL
LORENA 2014
1 Introdução
A eletrostática é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso. Vários fenômenos associados à eletricidade são conhecidos desde a antiguidade. Os gregos sabiam que se esfregassem um pedaço de âmbar em uma pele de gato e depois encostassem o pedaço de âmbar em outros objetos, estes outros objetos se repeliriam mutuamente. Já nos dias de hoje, Pode-se dizer ainda que esta área da eletroestática estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos.O estudo científico mais antigo sobre a eletrostática é o que ocorre com o âmbar amarelo no momento em que recebe o atrito e atrai corpos leves. Nosso experimento tratará esse fato da física de forma simples e prática, mas com uma ampla exemplificação do fenômeno. Será feito um eletroímã, onde a ideia básica por trás de um eletroímã é extremamente simples: ao passar uma corrente elétrica por um fio, é possível criar um campo magnético.
2 Eletrostática
Define-se eletroímã como o ramo da eletricidade que estudas as propriedades e o comportamento de cargas elétrica em repouso, ou que estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos que de alguma forma se tornam carregados de carga elétrica, ou eletrizados.
3 Imã
É uma substância que tem a capacidade de atrair substâncias magnéticas (ferro ou outros), também é conhecido como magneto.
Os ímãs têm 2 lados, normalmente marcados com "norte" e "sul", e eles atraem coisas feitas de ferro ou aço. A lei fundamental de todos os ímãs: os lados opostos se atraem e os iguais se repelem. Por isso, se tiver 2 barras de ímã com extremidades marcadas "norte" e "sul", a extremidade norte de um ímã irá