Eletrodinâmica
Andre Luis de oliveira jr., RA: 12.3570-4
Caio Henrique Rodrigues, RA: 1226949-7
Gabriel Toledo Martins, RA:121521-9
Luis Gustavo Zaros de Oliveira, RA: 12.3252-9
Sabrina Bueno dos Santos, RA: 12.6407-6
Realização: 15.03.2013.
Entrega: 22.03.2012.
1) OBJETIVO
Experimento 1: Determinar experimentalmente o valor da resistência de um resistor.
2) CONCEITOS TEÓRICOS
A eletrodinâmica é a parte da eletricidade que estuda, analisa e observa o comportamento das cargas elétricas em movimento.
A resistência, objeto de estudo do experimento, é uma grandeza característica do resistor que mede a "dificuldade" encontrada para que haja passagem de corrente elétrica, por um condutor submetido a uma determinada tensão, fazendo com que as cargas elétricas em movimento sofram várias colisões com a estrutura atômica do material.
A primeira lei de Ohm determina o valor da resistência, para que isso ocorra, é preciso estabelecer voltagens nas extremidades do corpo permitindo a passagem de uma corrente elétrica. Para calcular a resistência, fazemos a razão da voltagem (Va,b) pela intensidade da corrente elétrica (i) que é definida através da seguinte equação: equação 1 .No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida da resistência elétrica é ohm, cujo símbolo é (Ω).
O resistor é todo condutor que, ao ser atravessado por uma corrente elétrica, transforma energia elétrica exclusivamente em energia térmica. Existem dois tipos de resistores, o utilizado nesse experimento possuí um valor fixo e é constituído por um cilindro cerâmico, e pintado com faixas de cores as quais fornecem o seu valor nominal como mostra a figura 1. Para encontrar o valor da resistência cada faixa de cor apresenta um valor, representado na tabela 1, que deve ser aplicado na seguinte equação: equação 2. Onde: a representa o 1º algarismo significativo, b representa o 2º algarismo significativo, n representa o múltiplo e ∆