Eletrodinâmica
ELETRODINÂMICA
SANDRO DA CUNHA RIVAROLA
CACEQUI, AGOSTO DE 2013
Introduçào à eletrodinâmica
Este trabalho tem a finalidade de estudar a eletrodinâmica, que é a parte da eletriciadade que estuda a corrente elétrica e os efeitos produzidos pelo caminho que ela passa.Os resistores são dispositivos elétricos muito utilizados em eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), a partir do material empregado, que pode ser, por exemplo, carbono ou silício. Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu materia. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade o ‘’ohm’’. Quando um resistor não suporta a intensidade da corrente que deve atravessá-lo, usam-se então vários resistores em associação, podendo ser por associação em série, em paralelo ou mista.
No inicio do século 19, o físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854) descobriu duas leis que determinam a resistência elétrica dos condutores. Essas leis, em alguns casos, também valem para os semicondutores e os isolantes. Suas leis foram chamadas de Primeira lei de Ohm (apresentando a resistência elétrica) e Segunda lei de Ohm (mostrando os fatores que influênciam a resistência elétrica).
Esudaremos também sobre o gerador elétrico, que é um aparelho responsável pela transformação de energia não elétrica em energia elétrica. Veremos sobre a eletromatriz (f.e.m) que é a propriedade que um gerador tem de produzir corrente elétrica em um circuito.
Resistores
Um resistor (frequentemente chamado de resistência, que é na verdade a sua medida) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um