Eletrocardiograma
Parte superior do formulário
Todos os livros de medicina e artigos do assunto começam com essa pergunta esperta e todas falham em explicar EXATAMENTE o que significa uma eletrocardiograma, no final, o estudante acabando entender nada.
Daí, a grande, a ENORME PROPORÇÃO de médicos que ficam alucinados com um traçado eletrico saído do tal aparelho, seja no pronto-socorro, seja no consultório, seja nas provas.
Os termos "chique" não servem pra nada. A "linguagem" do ECG é uma alfabetização para qualquer médico. Saber ler e fundamental. Saber ler uma eletrocardiograma e vital. Salva vidas mesmo.
Um socorrista que falha em perceber um infarte claro no ECG pode desperdiçar chances boas de recuperar um caso grave. Na maioria dos casos o coração assinala pra nos que esta em apuros. Basta entender. Não é dificil, o dicionario deste idioma é lógico e o léxico nem é tão grande.
Então, para começar, vamos responder á pergunta acima:
SANCTA SIMPLICITAS!
Um principio interessante deste mundo e que, a maioria dos fenômenos tem como base fundamental um movimento que está repetido em ciclo. Ou seja, uma oscilação. A terra gira em volta do sol, ela faz uma oscilação e o resultado é o ciclo dia/noite. Um passaro que voa bate as asas, o movimento surgindo em volta da articulação das mesmas, ou seja, é uma oscilação. Um peixe que nada faz movimentos oscilatorios para poder avançar dentro do liquido. A respiração, a peristalse, a fala, até o ato sexual em si é uma oscilação. E, claro, os batimentos cardíacos estão baseados no mesmo princípio das oscilações.
SOMOS UM MUNDO OSCILATÓRIO.
O problema é que nem sempre podemos PERCEBER as oscilaçoes. Seja por causa da rapidez, seja por causa da modalidade de efetuar a oscilação as vézes, precisamos de tradutores.
Não tento redescobrir o ovo do Colúmbus. A intenção é tentar uma definição mais leiga e mais explicita do que é realmente o ciclo (oscilação) cardíaca e como ele pode ser visto.