Eletrocardiograma
O eletrocardiograma é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2003/g5/fibra3.html Quando o coração contrai ele bombeia sangue para o resto do corpo. O eletrocardiograma mostra a rapidez das batidas do coração e seu ritmo. Ele ainda registra a força e ritmo dos sinais elétricos à medida que eles passam por cada parte do coração.
O que o eletrocardiograma revela
Muitos problemas cardíacos alteram a assinatura elétrica do coração de formas distintas. O registro que o eletrocardiograma faz da atividade elétrica ajuda a revelar vários problemas cardíacos como: ataque do coração, falta de fluxo sanguíneo no músculo cardíaco, batimento irregular do coração e falta de força no bombeamento do coração.
Os registros do eletrocardiograma podem ajudar os médicos a diagnosticarem um ataque cardíaco que está acontecendo ou que ocorreu no passado. Isso é particularmente verdadeiro quando o médico pode comparar o eletrocardiograma atual com um antigo. Os registros do eletrocardiograma também revelam: músculo cardíaco muito grosso ou partes do coração muito grandes, defeitos de nascença no coração, doença nas válvulas cardíacas. Um eletrocardiograma também mostra se o batimento cardíaco começa na parte superior direita do coração como deveria e o tempo que leva para os sinais elétricos atravessarem o coração.
O que acontece durante o eletrocardiograma
Um eletrocardiograma é sem dor e não causa mal algum. Um técnico primeiramente fixa 12 adesivos chamados eletrodos sobre a pele do coração, braços e pernas. Para ajudar os eletrodos a fixarem na pele o técnico pode precisar raspar os pelos onde eles serão fixados.
Depois que os eletrodos forem fixados na pele, o paciente fica deitado parado por alguns minutos enquanto os sinais elétricos do coração são detectados. A máquina então registra esses