Responsabilidade social
- O que é o terceiro setor?
- O primeiro setor é o governo, responsável pelas questões sociais (capital público destinado à promoção do bem público).
- O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais (capital privado para o bem privado).
- Com a incapacidade dos Estados de resolver todos os problemas sociais, o setor privado começou a intervir nestas questões, através de inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor (capital privado para o bem público).
- O terceiro setor é constituído por instituições não-governamentais, sem fins lucrativos (os lucros devem ser reinvestidos em novos projetos, ou distribuídos para fins sociais), tais como ONGs, institutos e centros, que possuem o objetivo de trabalhar filantropicamente para o bem comum e melhorar a qualidade global de vida da sociedade.
- As pessoas jurídicas sem fins lucrativos podem ser:
1) FUNDAÇÕES: são instituições que financiam o terceiro setor, fazendo doações às associações (mas há doadores pessoas físicas). A maioria de nossas fundações vive de doações anuais das empresas que as constituíram. No Brasil, temos também as fundações mistas, que doam para terceiros, e, ao mesmo tempo, executam projetos próprios. Ex. Fundação Bradesco, Fundação Roberto Marinho.
2) ASSOCIAÇÕES: são as operadoras de fato. Trabalham para melhorar a qualidade de vida da sociedade. Podem ser ONGs, institutos, clubes...Cuidam dos carentes, idosos, meninos de rua, drogados, protegem testemunhas, ajudam a preservar o meio ambiente, educam jovens, velhos e adultos, promovem os direitos humanos e a cidadania.
Nem toda associação ajuda prestando serviços a pessoas diretamente.
Uma ONG que defenda os direitos da mulher, fazendo pressão sobre os nossos deputados, está ajudando indiretamente todas as mulheres. Nos Estados Unidos, esta categoria é chamada também de Advocacy Groups, isto é, organizações que lutam por uma