eletro-eletronica
É o instrumento utilizado em eletrônica para medir Capacitância, por sua vez, é uma grandeza física que mede quanta carga (ou campo elétrico) pode ser armazenada quando umadiferença de potencial é aplicada entre duas placas condutoras. Hoje em dia, consegue-se medir capacitância com altíssima precisão, o que torna o capacímetro um instrumento relativamente comum emlaboratórios (principalmente de física). Muitas vezes, usa-se o método de medir capacitância como um modo indireto de medir alguma outra grandeza física.
Em geral, capacímetros podem ser usados equivalentementeem capacitores cerâmicos e eletrolíticos.
Há dois tipos de capacímetro: o analógico (de ponteiro) e o digital (de cristal líquido). Existem os multímetros digitais com um capacímetro que podem medircapacitores de 0 a 20 µF e os capacímetros propriamente ditos (sem outras funções) que podem alcançar valores maiores como por exemplo de 0 a 20.000 µF. Capacímetro Digital Capacímetro: analógico .
EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO
A alta precisão com a qual consegue-se medir capacitância torna o capacímetro um excelente instrumento para medir outras grandezas físicas. Oexemplo mais comum é o de se medir a deformação mecânica de um material.
Em muitas ocasiões, deseja-se medir a dilatação de um material devido a mudanças em parâmetros externos (mudança de temperatura, porexemplo). Neste caso, pode-se fazer com que a dilatação do material cause uma diminuição na distância entre as placas de um capacitor de placas paralelas. Como pode-se medir capacitâncias comprecisão tão boa quanto 10-6pF, este método de medir dilatações é extremamente preciso (consegue-se uma precisão da ordem de 10-9 m para a dilatação).
Custo: R$161,90