eletriciddae

1058 palavras 5 páginas
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE Descoberta: Ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, Tales de Mileto observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar . Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.
2. No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von Guericke . Em 1672, Otto inventa uma máquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente atritando-se em terra seca. Ele usou um globo de enxofre montado sobre uma seta, com uma “mão friccionante” numa girante esfera. O enxofre foi lançado num esférico reservatório de vidro que foi posteriormente partido; Pouco depois se descobriu que o vidro, e não enxofre, foi o principal ingrediente da manifestação.
3. Meio século depois, Stephen Gray faz a primeira distinção entre condutores e isolantes elétricos.
4. Durante o século XVIII as máquinas elétricas evoluem até chegar a um disco rotativo de vidro que é atritado a um isolante adequado. O modelo é devido a Jessé Ramsden (1735-1800), desenhista britânico e fabricante de aparelhos científicos. Em 1760 sugeriu que o cilindro de vidro fosse substituída por uma circular placa de vidro.
5. Uma descoberta importante foi o condensador, criado independentemente por Ewald Georg von Kleist e por Petrus van Musschenbroek . O condensador consistia em uma máquina armazenadora de cargas elétricas . Eram dois corpos condutores separados por um isolante delgado.
6. Ele disse que a eletrização de dois corpos atritados era a falta de um dos dois tipos de Eletricidade em um dos corpos. esses dois tipos de eletricidade eram chamadas de eletricidade resinosa e vítrea. Mais uma invenção importante, de uso prático, foi o pára-raios feito por Benjamin Franklin.
7. No século XVIII foi feita a famosa experiência de Luigi Aloisio Galvani em que potenciais elétricos produziam contrações na perna de uma rã morta.
8. Depois das experiências de

Relacionados